IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar sobe ante o real com cena externa e se mantém no maior patamar desde fim de 2016

24/04/2018 10h49

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava nesta terça-feira, mantendo o movimento dos três pregões anteriores e se mantinha no maior patamar em quase um ano e meio ante o real, em meio aos temores de que o ritmo de aumento de juros nos Estados Unidos pode ser mais forte do que o inicialmente projetado, o que pode afetar o fluxo de capital global.

Às 11:57, o dólar avançava 0,60 por cento, a 3,4734 reais na venda, depois de bater a máxima de 3,4792 reais nesta sessão, maior nível intradia desde dezembro de 2016. O dólar futuro tinha elevação de cerca de 0,80 por cento.

"Está tendo um desconforto geral", afirmou o diretor de Tesouraria de um banco estrangeiro.

O rendimento do Treasury de 10 anos dos Estados Unidos, títulos que serve de referência para os mercados, bateu nesta sessão o nível psicológico de 3 por cento, em meio a preocupações com a crescente oferta de títulos do governo e a aceleração da inflação conforme os preços do petróleo e das commodities subiam.

Com inflação mais alta, o Federal Reserve, banco central norte-americano, pode ser mais firme na trajetória de aumento de juros no país. Taxas elevadas na maior economia do mundo têm potencial para atrair recursos aplicados hoje em outras praças financeiras, como o Brasil.

A alta do dólar ante o real também vinha em meio ao cenário político doméstico incerto por conta das eleições de outubro.

O Banco Central vendeu todo o lote de 3,4 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, rolando 2,04 bilhão de dólares do total de 2,565 bilhões de dólares que vence em maio. [nEMN3ZR43M]

Se mantiver esse volume diário e vendê-lo integralmente, o BC rolará o valor total dos swaps que vencem no próximo mês.