IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neoenergia melhora oferta pela Eletropaulo a R$ 32,10 por ação e esquenta disputa com Enel

26/04/2018 07h52

MADRI (Reuters) - A espanhola Iberdrola, por meio da subsidiária brasileira Neonergia, elevou mais uma vez sua oferta pela Eletropaulo, horas depois de a empresa italiana Enel fazer o mesmo, em uma acirrada disputa pela distribuidora de energia do Estado de São Paulo.

A Neoenergia elevou sua oferta para 32,10 reais por ação da Eletropaulo, ante oferta anterior de 29,40 reais, enquanto a mais recente oferta pública de aquisição do grupo italiano é de 32 reais, ante oferta anterior de 28 reais.

A distribuidora de energia do Estado de São Paulo, cobiçada por ambas as gigantes europeias, decidiu cancelar a oferta pública primária de 1,5 bilhão de reais em ações ordinárias, para melhor avaliar as ofertas de compra, após a Enel condicionar a sua mais recente oferta ao cancelamento da oferta pública de emissão de ações.

A guerra pela Eletropaulo já transcendeu o mercado e está atingindo instâncias políticas de alto nível. A Iberdrola queixou-se de concorrência desleal perante as autoridades de concorrência e energia da União Europeia porque entende que não joga ao mesmo nível que a Enel, que tem o apoio do Estado italiano.

"Há provas claras de que a Enel está tomando decisões e posições de investimento que não seriam possíveis se não fosse uma empresa controlada e apoiada pelo Estado italiano que ainda goza de um status privilegiado", disse a Iberdrola em uma carta na quarta-feira à qual a Reuters teve acesso.

(Por Jose Elías Rodríguez)