Bolsas

Câmbio

Vendas no varejo dos EUA sobem moderadamente em abril

(Reuters) - As vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram moderadamente em abril, uma vez que os preços em alta da gasolina pesaram sobre os gastos discricionários, mas os gastos do consumidor parecem estar a caminho de acelerar após enfraquecerem no primeiro trimestre.

O Departamento de Comércio informou nesta terça-feira que as vendas no varejo subiram 0,3 por cento no mês passado. Os dados de março foram revisados ​​para cima, mostrando um aumento nas vendas de 0,8 por cento, ante 0,6 por cento anteriormente.

O aumento das vendas no varejo no mês passado ficou em linha com as expectativas dos economistas. As vendas no varejo em abril aumentaram 4,7 por cento em relação ao ano anterior.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo subiram 0,4 por cento no mês passado, após um aumento de 0,5 por cento em março em dado revisado para cima. O chamado núcleo das vendas no varejo corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor no Produto Interno Bruto.

Os gastos dos consumidores, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram a uma taxa anualizada de 1,1 por cento no primeiro trimestre. A economia cresceu 2,3 por cento no período de janeiro a março.

Em abril, as vendas de automóveis subiram 0,1 por cento, após acelerarem 2,1 por cento em março. As vendas nos postos de serviços saltaram 0,8 por cento, refletindo os preços mais altos da gasolina.

Com os preços nas bombas subindo, as vendas em restaurantes e bares caíram 0,3 por cento, a maior queda desde fevereiro de 2017.

(Por Lucia Mutikani)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos