IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banrisul fará IPO da unidade de cartões

25/05/2018 19h36

SÃO PAULO (Reuters) - O Banrisul, banco controlado pelo governo do Rio Grande do Sul, anunciou que pediu nesta sexta-feira registro para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua unidade Banrisul Cartões.

A operação, sob coordenação do próprio Banrisul e do BTG Pactual, inclui lotes primário (ações novas) e secundário (papéis detidos pelo governo gaúcho) de ações preferenciais do Banrisul Cartões, afirmou o banco em fato relevante.

O banco não terá participação nas ações preferenciais da Banrisul Cartões após a realização da oferta.

O anúncio vem um dia após a fabricante de eletroeletrônicos Multilaser também ter protolocado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido para IPO.

O movimento da Banrisul Cartões e da Multilaser ocorre num momento de rápida deterioração do entusiasmo dos investidores com ações brasileiras, diante de um ano de eleição presidencial e de dados decepcionantes de atividade econômica.

Após ter atingido máxima recorde superior a 87 mil pontos em fevereiro, o Ibovespa vem acumulando sucessivos revezes nas últimas semanas, caindo nesta sexta-feira para baixo dos 79 mil pontos, reduzindo para 3 por cento a alta em 2018.

Diante disso, vários dos planos de IPOs no mercado brasileiro têm sido postergados, cancelados ou levados a cabo com resultados abaixo do esperado.

No acumulado do ano, três operações foram realizadas, todas em abril, das empresas de planos de saúde Hapvida e Notre Dame e do Banco Inter, este último praticamente no piso da faixa indicativa, enquanto os demais ficaram mais perto do centro do esperado.

Outras companhias na fila, como a fabricante de brinquedos Ri Happy, a Liquigás e a Algar Telecom engavetaram os planos de IPO, e o próprio governo gaúcho também desistiu de um plano anterior para vender parte das ações que detém no Banrisul.

(Por Aluísio Alves)