IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Odebrecht oferece toda a fatia na Braskem para obter empréstimo de R$2,6 bi

25/05/2018 20h54

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Odebrecht deu toda sua fatia na petroquímica Braskem como garantia para fechar acordo com bancos e receber um novo empréstimo de 2,6 bilhões de reais, o que dá algum fôlego financeiro a um dos maiores conglomerados do país para tentar se reerguer dos efeitos de um escândalo de corrupção.

O acordo anunciado nesta sexta-feira veio no último dia de uma carência de 30 dias, após a Odebrecht ter perdido o prazo inicial para pagar uma dívida de 500 milhões de reais. Parte dos novos recursos serão usados justamente para pagar essa dívida, parte dela detida por investidores, evitando assim uma eventual antecipação em cascata de outros vencimentos do grupo.

O acordo pôs fim a um impasse de meses entre a Odebrecht e os maiores bancos do país, que vinham exigindo garantias maiores da empresa antes de desembolsarem novos recursos.

Pelo acordo, Itaú Unibanco e Bradesco concederão o novo empréstimo, cujo acerto envolveu concordância de Banco do Brasil, Santander Brasil e BNDES sobre garantias de ações da Braskem, em financiamentos anteriores cedidos pelos bancos.

Dos recursos do financiamento, 1,7 bilhão serão concedidos de imediato e a empresa vai usar o crédito para pagar bônus internacionais emitidos pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), a empreiteira do grupo.

A Reuters havia publicado anteriormente, citando fontes, que a Odebrecht tinha conseguido o acordo com os bancos, garantindo mais um ano para pagar outros empréstimos.

Segundo as fontes, a fatia de 38,3 por cento da Odebrecht na Braskem servirá como garantia colateral para mais de 10 bilhões de reais, incluindo o novo desembolso. A Odebrecht tem 50,11 por cento das ações com direito a voto da Braskem e 22,91 por cento dos papéis preferenciais. Segundo dados da Thomson Reuters, a Braskem fechou esta sexta-feira com valor de mercado de 38,4 bilhões de reais. As ações da petroquímica caíram 2 por cento nesta sexta-feira.

"A conclusão da negociação com os bancos traz mais segurança à Odebrecht para honrar seus compromissos financeiros, inclusive os decorrentes dos acordos assinados com as autoridades no âmbito do seu acordo de leniência", disse o grupo em comunicado.

(Por Aluísio Alves)