IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Siemens apoia usina de baterias da Northvolt na Suécia avaliada em US$5 bi

25/05/2018 15h37

ZURIQUE (Reuters) - A Siemens se tornou a mais recente empresa a contribuir para o projeto Northvolt de construção da maior fábrica de íons de lítio da Europa, no norte da Suécia.

A empresa de engenharia alemã ofereceu sua tecnologia empresarial digital para ajudar a construir a fábrica, que se tornará a fornecedora preferida da Siemens para baterias de íon de lítio quando a produção começar em 2020.

A Siemens informou que investirá 10 milhões de euros no projeto, que já recebeu apoio da rival suíça ABB em setembro do ano passado.

Em janeiro, a Scania, produtora de caminhões da Volkswagen, também concordou em investir 10 milhões de euros na fábrica de 4 bilhões de euros (5 bilhões de dólares).

A Northvolt pretende construir a maior fábrica de células de bateria da Europa na Suécia, que - com ambições de produzir 32 gigawatts-hora de baterias por ano até 2023 - criaria um projeto para rivalizar com a escala da Gigafactory da Tesla.

A demanda por células de bateria da Europa deverá atingir 200 gigawatts-hora em 2025, um mercado estimado em 250 bilhões de euros por ano, segundo comentários anteriores da Comissão Europeia.

As baterias de íons de lítio são usadas em uma série de aplicações, desde carros a ferramentas elétricas e eletrodomésticos.

"A indústria europeia está se movendo rapidamente para a eletrificação", disse o presidente-executivo da Northvolt, Peter Carlsson, em comunicado.

A Northvolt pretende levantar cerca de 4 bilhões de euros para financiar o projeto através de uma série de rodadas de financiamento, com a primeira prevista para o próximo ano.

(Por John Revill)