Ação de raro unicórnio japonês dispara 77% em estreia
TÓQUIO, 19 Jun (Reuters) - As ações da Mercari, uma operadora de um aplicativo de compra e venda de produtos, subiram 77% na estreia na Bolsa de Valores de Tóquio nesta terça-feira (19), ressaltando o forte apetite dos investidores por um raro unicórnio japonês que planeja expansão nos Estados Unidos.
Os papéis tocaram pico de 6 mil ienes, atingindo seu limite diário e valorizando a empresa em até US$ 7,4 bilhões. Unicórnios são empresas de tecnologia iniciantes com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.
A listagem faz da Mercari a startup de tecnologia mais valiosa do mercado acionário de Tóquio, à frente da Mixi, de jogos e redes sociais, e da empresa de robótica Cyberdyne.
Aplicativo popular que permite às pessoas comercializarem itens usados online, o Mercari já foi baixado 71 milhões de vezes no Japão, onde tem 10,5 milhões de usuários ativos.
A empresa por trás do aplicativo ganha dinheiro com uma cobrança de comissão dos vendedores e espera que a receita salte 62%, para 35,8 bilhões de ienes (US$ 325,93 milhões), neste ano financeiro.
As ações da Mercari fecharam a 5.300 ienes nesta terça-feira ante preço no IPO de 3.000 ienes.
O IPO, o maior do Japão neste ano, arrecadou US$ 1,2 bilhão com a venda de cerca de um terço das ações da Mercari, com a maioria dos papéis sendo adquirida por investidores estrangeiros.
A empresa é rentável em casa, mas está perdendo dinheiro nos Estados Unidos, onde seus planos de expansão estão sendo liderados pelo ex-executivo do Facebook, John Lagerling.
O presidente-executivo e fundador da Mercari, Shintaro Yamada, disse a jornalistas que a empresa preferiu não informar quando vai ser lucrativa nos EUA, mas expressou confiança em alcançar resultado positivo.
A expansão da Mercari para os EUA levou a empresa a um prejuízo de 4,2 bilhões de ienes no último ano fiscal encerrado em junho de 2017, com uma perda adicional de 3,4 bilhões nos nove meses até março, quando a empresa investiu em publicidade para melhorar reconhecimento da marca.
O aplicativo foi lançado no Reino Unido no ano passado e Yamada apontou a Alemanha e a França como candidatas para futuras expansões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.