IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Boeing segue meta de lançar novo modelo em 2025, mas não apressará decisão

20/06/2018 16h32

Por Cyril Altmeyer e Tim Hepher

PARIS (Reuters) - O chefe de vendas de Boeing disse nesta quarta-feira que está confiante de que um possível novo jato para o mercado intermediário, com potencial para abrir novas rotas, esteja pronto para entrar em operação em 2025, mas ressaltou que a fabricante de aeronaves não tomará uma decisão precipitada.

A Boeing está estudando os planos para o que as fontes do setor descrevem como um jato híbrido combinando uma cabine ampla e um espaço de carga restrito, moldado para voar eficientemente em um espaço entre os jatos de corredor único da indústria e grandes aeronaves de longas viagens.

Mas a empresa tem levado mais tempo que o esperado para resolver questões sobre como construir o jato a um custo baixo o suficiente para se adequar ao nicho de mercado, levando alguns fornecedores a pedirem uma decisão em breve para evitar passar a data de estreia desejada em 2025.

Ihssane Mounir, vice-presidente sênior de vendas comerciais e marketing da Boeing, disse a jornalistas franceses que a Boeing "protegerá" a data de 2025, que alguns analistas consideram ideal para os ciclos planejados de substituição.

Ele se recusou a dizer quando a Boeing poderá tomar uma decisão sobre o possível avião de corredor duplo, o que tem sido fonte de especulação entre companhias aéreas e investidores por cerca de dois anos.

"Vamos levar tempo para fazer isso direito... mas vamos proteger a data de introdução da aeronave", disse Mounir à associação de jornalistas francesa AJPAE.

"Com base em onde estamos hoje, estamos muito confortáveis ​​com o fato de podermos fazê-lo até 2025, mas não tomamos uma decisão."

Especialistas dizem que a decisão sobre o lançamento do avião é uma das mais importantes que a Boeing tomará nos próximos anos, porque o modelo preparará o terreno para a próxima geração de jatos menores de corredor único ao introduzir novos métodos de produção.

(Por Cyril Altmeyer e Tim Hepher)