IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar atrai compradores ao bater R$3,70 e tem leves oscilações

20/06/2018 12h14

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O alívio no mercado externo, em meio a expectativas de que a China pode adotar medidas de estímulo, e também com a cena política local fez o dólar chegar a recuar ao patamar de 3,70 reais nesta quarta-feira, preço que atraiu compradores e levava a moeda norte-americana a operar com leves oscilações.

Às 12:13, o dólar avançava 0,13 por cento, a 3,7493 reais na venda, depois de bater em 3,7064 reais na mínima da sessão, com queda de 1 por cento. O dólar futuro subia cerca de 0,05 por cento.

"Houve alguma realização depois de a moeda ter ido a 3,70 reais", afirmou o profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional ao destacar a atuação de importadores.

Até então, o dólar vinha operando em queda diante de algum alívio com a cena política local. Levantamento do Instituto Paraná feito apenas no estado de São Paulo mostrou que o pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) seguia liderando, com 21,4 e 21,6 por cento das intenções de votos em cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 18,4 e 19,1 por cento nos mesmos cenários sem o petista.

Em pesquisa realizada em fevereiro passado pelo mesmo instituto, também ouvindo apenas eleitores paulistas, Bolsonaro tinha 23,4 e 23,5 por cento nesses cenários, com Alckmin com 22,1 e 23,2 por cento.

O mercado doméstico piorou nas últimas semanas após pesquisas eleitorais mostraram dificuldade dos candidatos que os investidores consideram como mais comprometidos com ajustes fiscais de ganhar tração na corrida presidencial.

Também pesou a greve dos caminhoneiros, em maio, que alimentou as preocupações com a deterioração do quadro fiscal do Brasil, com a redução do preço do diesel gerando impacto bilionário sobre as contas do governo.

Tudo isso levou o Banco Central a intensificar suas intervenções no mercado cambial, tendo injetado o equivalente a pouco mais de 39 bilhões de dólares em novos swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. E anunciou que injetaria mais 10 bilhões de dólares nesta semana.

Para esta sessão, por enquanto, o BC apenas realizou leilão de até 8.800 swaps para rolagem do vencimento de julho, vendidos integralmente. Assim, já rolou 6,160 bilhões de dólares do total de 8,762 bilhões de dólares que vence no mês que vem. Se mantiver e vender esse volume até o final do mês, fará rolagem integral.

O recuo do dólar ante o real durante a manhã também foi influenciado pelo cenário externo, onde os mercados cambiais devam um respiro depois que a China sinalizou tolerância a uma moeda mais forte ao fixar um ponto médio diário mais forte do que o esperado. O dólar tinha leves variações ante uma cesta de moedas e recuava frente a divisas de países emergentes.

Na véspera, o mercado internacional viveu movimento de aversão ao risco diante do recrudescimento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China após nova ameaça de mais tarifas comerciais pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e retaliação de Pequim.