Desmatamento do Cerrado volta a crescer em 2017 após queda em 2016
Por Jake Spring
BRASÍLIA (Reuters) - O desmatamento do Cerrado, que cobre 25 por cento do território brasileiro, voltou a crescer em 2017 após acentuada queda em 2016, informou o Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira, superando a destruição da floresta amazônica.
A destruição da vegetação local do Cerrado subiu para 7.408 quilômetros quadrados no ano passado, após cair 43 por cento em 2016, quando chegou a 6.777 quilômetros quadrados.
A vegetação do Cerrado é um importante sumidouro de carbono e sua preservação é considerada vital para os esforços do governo para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e o aquecimento global.
Dados revisados do Ministério do Meio Ambiente mostraram que o desmatamento do Cerrado subiu 10 por cento em 2015, chegando a 11.881 quilômetros quadrados. O relatório anterior da pasta sobre o bioma havia indicado que o Brasil desmatou uma média de 9.483 km quadrados por ano na região entre 2014 e 2015.
O desmatamento do Cerrado continua a superar o da Amazônia, que caiu pela primeira vez em três anos em 2017 chegando a 6.624 quilômetros quadrados.
(Reportagem de Jake Spring; Reportagem adicional de Bruno Federowski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.