IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CBMM fecha parceria com Toshiba para produção de baterias automotivas

25/06/2018 17h18

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) fechou uma parceria com a Toshiba para o desenvolvimento de uma nova geração de baterias de lítio, garantindo um aporte de 7,2 milhões de dólares para a construção de uma linha de produção piloto, com "alta densidade energética e recarga ultra rápida", informou a companhia em um comunicado à imprensa.

O acordo, fechado com a Toshiba Infrastructure Systems & Solutions Corporation e com a Sojitz Corporation, busca o desenvolvimento de baterias de lítio com ânodos de óxidos mistos de nióbio e titânio (NTO), diante de uma demanda crescente de carros elétricos pelos equipamentos.

"A aplicação do nióbio nesta tecnologia viabiliza baterias mais seguras e duráveis e com tempos recordes de recarga. Além disso, a nova bateria poderá estocar o dobro do volume de lítio em relação às baterias convencionais que utilizam ânodos com grafite", disse a CBMM, controlada pelo Grupo Moreira Salles.

A partir desse projeto, segundo a CBMM, a Toshiba também tem a intenção de estabelecer uma rede de suprimento de materiais para iniciar a comercialização dessa nova geração de baterias no começo do ano de 2020.

Lider na produção e forntecimento de produtos de nióbio, a CBMM foi fundada em 1955 em Araxá, Minas Gerais.

(Por Marta Nogueira)