IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices de Wall Street caem com ameaças comerciais crescentes

Por April Joyner

25/06/2018 18h58

NOVA YORK (Reuters) - Uma crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e outras importantes economias abalaram os índices acionários dos EUA nesta segunda-feira, dando ao S&P 500 e ao Nasdaq suas perdas mais acentuadas em mais de dois meses.

O índice Dow Jones caiu 1,33 por cento, a 24.253 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 1,37 por cento, a 2.717 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,09 por cento, a 7.532 pontos.

O Dow Jones encerrou a sessão abaixo de sua média móvel de 200 dias pela primeira vez desde junho de 2016.

O S&P 500 chegou a cair até 2 por cento no início do dia após notícias de que o Departamento do Tesouro dos EUA estava estudando restrições que poderão impedir empresas com ao menos 25 por cento de controle chinês de comprar empresas de tecnologia dos EUA.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, mais tarde disse pelo Twitter que restrições se aplicarão, não especificamente à China, mas sim a "todos países que estão tentando roubar nossa tecnologia".

Mas os principais índices de Wall Street apenas limitaram perdas depois do assessor de comércio da Casa Branca, Peter Navarro, indicar uma postura menos dura sobre restrições de investimento em entrevista à CNBC.

Investidores disseram que os comentários de Navarro são de alguma forma tranquilizantes, mas ainda deixam incerteza sobre relações comerciais.

"Na margem, é de ajuda, mas mostra sinais conflitantes do governo, então a situação continua preocupante", disse Jim Awad, diretor sênior da Hartland & Co.

(Reportagem adicional de Sruthi Shankar e SinéadCarew)