IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street recua por novas preocupações sobre comércio entre EUA e China

27/06/2018 18h00

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos caíram nesta quarta-feira por incertezas renovadas com relação à posição dos EUA quanto a investimentos chineses em companhias de tecnologia norte-americanas, revertendo ganhos de mais cedo na sessão.

O índice Dow Jones caiu 0,68 por cento, a 24.118 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,860429 por cento, a 2.700 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,54 por cento, a 7.445 pontos.

Na abertura do mercado, os índices subiram depois que o presidente Donald Trump disse que usará um painel de revisão de segurança nacional fortalecido - o Comitê sobre Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) - para lidar com possíveis ameaças de aquisições chinesas de tecnologia dos EUA, em vez de impor restrições específicas à China.

Mas mais tarde nesta quarta-feira, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse em entrevista à Fox Business Network que o plano anunciado por Trump não indica uma postura mais leve com relação à China.

"O mercado levou isso como um sinal de que a abordagem linha-dura à China não diminuiu", disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de mercado da Prudential Financial.

O setor de tecnologia do S&P 500 caiu 1,5 por cento, exercendo a maior pressão sobre o índice geral S&P 500. Fabricantes de chips, que derivam boa parte de sua receita da China, caíram ainda mais.

As ações foram pressionadas ainda mais por uma alta no dólar dos EUA. Uma elevação nos preços do petróleo para os maiores níveis em mais de três anos impulsionou o índice de energia do S&P 500 em 1,3 por cento, mas alguns investidores levantaram preocupações de que eles possam ter um impacto negativo em outros setores.

"Foi uma combinação de (mercado) e força do dólar. O petróleo está muito forte hoje. Você tem um rali nos Treasuries também. Muito disso está virando bola de neve", disse Mark Kepner, operador da Themis Trading.

(Reportagem adicional de Sruthi Shankar e Sinéad Carew)