IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índia se prepara para cortar importação de petróleo do Irã, dizem fontes

28/06/2018 10h57

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - O Ministério do Petróleo da Índia pediu que as refinarias se preparem para uma "redução drástica ou zero" das importações de petróleo iraniano a partir de novembro, disseram duas fontes do setor, o primeiro sinal de que Nova Délhi está respondendo a uma pressão do governo dos Estados Unidos para cortar os laços comerciais com o Irã.

A Índia disse que não reconhece as restrições unilaterais impostas pelos Estados Unidos e segue as sanções da ONU. Mas as fontes do setor disseram que a Índia, maior compradora de petróleo iraniano depois da China, será forçada a tomar medidas para proteger sua exposição ao sistema financeiro dos EUA.

O Ministério do Petróleo da Índia realizou uma reunião com os refinadores nesta quinta-feira, instando-os a procurar alternativas ao petróleo iraniano, disseram as fontes.

"(A Índia) pediu que as refinarias estejam preparadas para qualquer eventualidade, já que a situação ainda está em evolução. Pode haver uma redução drástica ou pode acabar a importação", disse uma das fontes, que tem conhecimento do assunto.

O ministro do petróleo indiano, Dharmendra Pradhan, disse a repórteres em Mumbai que o país atenderia aos seus interesses enquanto decidia sobre as importações de petróleo.

(Reportagem adicional de Promit Mukherjee, em Mumbai, e Alex Lawler, em Londres)