IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conta de luz terá de novo bandeira vermelha 2 em julho por falta de chuvas, diz Aneel

29/06/2018 16h25

SÃO PAULO (Reuters) - A bandeira tarifária para as contas de luz em julho permanecerá vermelha, em patamar 2, o mais alto nível, gerando custo adicional de 5 reais a cada 100 kWh consumidos, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a reguladora, a repetição da bandeira "deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional".

Mais cedo nesta sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia previsto chuvas aquém da média nas hidrelétricas do país em julho. Ao mesmo tempo, estimou um aumento de 3,5 por cento na carga de energia do sistema.

O sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

Com previsões de chuvas abaixo da média ao longo dos próximos meses na região dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil, existe uma expectativa generalizada de que se mantenha nos próximos meses a chamada bandeira tarifária vermelha nível 2, já acionada em junho, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

(Por José Roberto Gomes)