IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crescimento da China no 2º tri desacelera e disputa comercial provoca preocupações

16/07/2018 07h07

Por Kevin Yao e Fang Cheng

PEQUIM (Reuters) - A economia da China expandiu a um ritmo mais lento no segundo trimestre uma vez que os esforços de Pequim para conter a dívida afetaram a atividade, enquanto o crescimento da produção industrial em junho enfraqueceu para a mínima de dois anos em um sinal preocupante para os investimentos e os investidores no momento em que se intensifica a disputa comercial com os Estados Unidos.

A segunda maior economia do mundo cresceu 6,7 por cento no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, em linha com as expectativas, e deve atingir a meta oficial de cerca de 6,5 por cento apesar do embate comercial com Washington, da desaceleração do mercado imobiliário e dos embarques mais fracos terem ampliado os riscos.

"Projetamos que o crescimento no segundo semestre seja ameaçado pelo crescimento lento do crédito e pela atividade imobiliária mais fraca. Também, a intensificação do conflito comercial com os EUA começará a pesar sobre o crescimento", disse em nota Louis Kuijs, chefe de economia asiática do Oxford Economics.

O dado do segundo trimestre ficou ligeiramente abaixo da expansão de 6,8 por cento registrada nos três primeiros meses, informou a Agência Nacional de Estatísticas, com as exportações pesando sobre a economia no primeiro semestre.

O crescimento do investimento em ativo fixo no primeiro semestre, o que inclui gastos com novas moradias, fábricas, estradas e portos, atingiu mínima recorde de 6 por cento, enquanto a produção industrial igualou a taxa de expansão mais fraca em mais de dois anos de 6 por cento e ficou abaixo da expectativa de 6,5 por cento.

Na comparação trimestral, o crescimento acelerou a 1,8 por cento de 1,4 por cento no primeiro trimestre, superando a expectativa de 1,6 por cento, sustentado principalmente pelo consumo doméstico.