IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas no varejo dos EUA têm aumento sólido em junho

16/07/2018 10h13

WASHINGTON (Reuters) - As vendas no varejo dos Estados Unidos apresentaram avanço sólido em junho, impulsionadas por aumentos nas compras de veículos e uma série de outros produtos, consolidando as expectativas de crescimento econômico forte no segundo trimestre.

O Departamento de Comércio informou nesta segunda-feira que as vendas no varejo aumentaram 0,5 por cento no mês passado. Os dados de maio foram revisados para mostrar aumento de 1,3 por cento nas vendas, em vez da taxa de 0,8 por cento informada antes. O aumento de maio nas vendas no varejo foi o maior desde setembro de 2017.

Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas no varejo subiriam 0,5 por cento em junho. As vendas no varejo em junho aumentaram 6,6 por cento em relação ao ano passado.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo permaneceram inalteradas no mês passado, após um aumento revisado para cima de 0,8 por cento em maio. O chamado núcleo das vendas no varejo corresponde mais de perto ao componente dos gastos do consumidor do Produto Interno Bruto.

Dada a revisão em alta dos dados de maio, a leitura inalterada no núcleo das vendas no varejo no mês passado provavelmente não muda as opiniões de que os gastos dos consumidores aceleraram no segundo trimestre.

Os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, diminuíram acentuadamente no período de janeiro a março, crescendo no ritmo mais lento em quase cinco anos.

Além dos sólidos dados de vendas no varejo, a forte redução do déficit comercial em abril e maio também reforçou as expectativas de uma forte leitura do PIB no segundo trimestre. O governo publicará sua estimativa do PIB do segundo trimestre ainda neste mês.

(Por Lucia Mutikani)