IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alckmin diz que trabalha para ter partidos do blocão como aliados na eleição presidencial

18/07/2018 20h50

BRASÍLIA (Reuters) - O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira que está trabalhando para garantir "conosco" uma aliança com partidos do chamado blocão nas eleições de outubro, num momento em que há sinais de avanço nas negociações entre esse grupo e o pedetista Ciro Gomes.

Alckmin disse que quer fechar acordos com os partidos do blocão que não tiverem candidato a presidente. Ele citou o caso do PRB, legenda cujo pré-candidato, o empresário Flávio Rocha, anunciou na semana passada desistir da candidatura.

"Claro que queremos estar junto, estamos trabalhando para ter o bloco conosco. Se vamos ter ou não, não posso falar em nome deles", disse Alckmin, em entrevista coletiva após participar de evento em Brasília.

Reportagem da Reuters mais cedo apontou que o PDT, partido de Ciro Gomes, intensificou negociações com partidos do chamado blocão e recebeu sinalizações de que o grupo pode fechar uma aliança com o pré-candidato. 

O tucano afirmou que fechar alianças é importante e salientou que ninguém governa sozinho. Ele disse que esta eleição terá a campanha mais curta que já ocorreu e que, por outro lado, é preciso de apoios para governar.

Na coletiva, Alckmin fez questão de celebrar o anúncio --nesta quarta-- do primeiro partido a formalmente fechar com sua legenda, o PTB. O ex-governador paulista destacou o fato de a direção nacional do partido ter definido, por unanimidade, uma aliança com ele.

Questionado sobre uma eventual participação do PTB em seu governo, uma vez que membros do partido se envolveram em suspeitas no Ministério do Trabalho, o tucano disse que a legenda tem "bons quadros" e que vai trabalhar para colocar em sua gestão, caso eleito, as melhores pessoas.

MOBILIDADE

Em fórum de mobilidade organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Alckmin defendeu as concessões e as parcerias público-privadas como instrumentos para a execução de projetos no setor e defendeu reformas fundamentais --como a previdenciária, a tributária e a do Estado-- para atrair investimentos.

O tucano prometeu agir rápido para resolver a questão fiscal de forma a gerar confiança e atrair recursos para o país.

Sobre as agências reguladoras, na linha do que o pré-candidato do MDB, Henrique Meirelles, falou pela manhã, afirmou que devem estar distantes dos partidos políticos.  

Disse ainda ter encomendado um estudo que aponta a viabilidade de um trem de média velocidade no lugar no projeto do chamado trem-bala, que ligaria São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

A ideia, segundo o ex-governador, é aproveitar as faixas já desapropriadas de linhas existentes para ampliar a linha de cargas e ainda criar linhas para passageiros. 

(Reportagem de Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello)