IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Saudi Aramco planeja assumir controle acionário da SABIC, dizem fontes

23/07/2018 10h20

DUBAI (Reuters) - A Saudi Aramco pretende comprar uma participação majoritária na fabricante de produtos petroquímicos SABIC, possivelmente toda a fatia de 70 por cento detida pelo fundo soberano da Arábia Saudita, disseram à Reuters fontes ligadas ao assunto.

Na semana passada, a Aramco confirmou uma reportagem da Reuters ao anunciar que estava avaliando uma possível compra de uma "participação estratégica" na Saudi Basic Industries Corp (SABIC) pertencente ao Fundo de Investimento Público (PIF), principal fundo soberano do reino.

A ideia inicial da Aramco seria comprar a participação integral de propriedade do PIF, mas se isso não se concretizar, a Aramco poderá ter uma participação na SABIC de mais de 50 por cento, tornando-se acionista majoritária, disseram as fontes.

Nenhuma decisão final foi tomada sobre o tamanho da fatia, já que as discussões ainda estão em um estágio muito inicial, acrescentaram.

A Aramco se recusou a comentar. O PIF não respondeu a um pedido de comentário enviado pela Reuters.

A SABIC, listada na bolsa de Riad e quarta maior empresa petroquímica do mundo, tem um valor de mercado de 385,2 bilhões de riais sauditas (103 bilhões de dólares).

(Por Rania El Gamal)