IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GPA tem lucro líquido quase 5 vezes maior no 2º tri puxado por crescimento do Assaí

24/07/2018 19h22

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido consolidado de 526 milhões de reais no segundo trimestre, um resultado quase cinco vezes maior que o apurado no mesmo período de 2017, com forte evolução na receita do atacarejo e aceleração das vendas em todas as bandeiras da divisão de multivarejo, informou a companhia na noite desta terça-feira.

A receita bruta do GPA cresceu quase 10 por cento no trimestre encerrado em junho, para 12,772 bilhões de reais, impulsionada pela avanço de 22,8 por cento no faturamento do Assaí, que ganhou dois pontos percentuais em participação de mercado no período.

"Esse resultado nos leva a reafirmar uma nova tendência de receita para os negócios. Assaí continua a entregar um consistente crescimento de vendas, com evolução de market share, aliado a um sólido resultado", disse o diretor-presidente do GPA, Peter Estermann, em material de divulgação do balanço.

Desconsiderando o efeito calendário, as vendas do atacarejo no conceito mesmas lojas subiram 4,7 por cento no segundo trimestre. Já no multivarejo, composto pelas marcas Pão de Açúcar e Extra em diversos formatos, esse indicador teve alta de 5,3 por cento, de acordo com o balanço.

O GPA ainda apurou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 972 milhões de reais entre abril e junho, superando em 50,7 por cento o de igual intervalo de 2017.

O resultado operacional leva em conta a reversão de provisões fiscais, após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir em março que a incorporação de ICMS na base de cálculo das contribuições do PIS e Cofins era inconstitucional.

Ao fim de junho, o GPA tinha uma relação dívida líquida sobre Ebitda de 1,03 vez, ante 1,16 vez um ano atrás. Os gastos com venda, gerais e administrativo subiram 3,5 por cento no segundo trimestre, para 2,037 bilhões de reais, enquanto a despesa financeira caiu 21,5 por cento, para 148 milhões de reais em meio à queda dos juros da economia.

A companhia também investiu 330 milhões de reais no varejo alimentar entre abril e junho, um montante 15 por cento maior na comparação anual. Os recursos foram destinados à abertura de três lojas Assaí, renovações em unidades da bandeira Pão de Açúcar, entre outras iniciativas.

Os números do segundo trimestre permitem ao GPA confirmar as expectativas para 2018, incluindo uma margem Ebitda ajustada de 5,5 a 5,6 por cento no multivarejo e de 5,8 a 5,9 por cento na bandeira de atacarejo Assaí.

Em 2018, as ações preferenciais do GPA acumulam baixa de quase 3 por cento, na contramão do Ibovespa, que subiu 3,6 por cento desde o começo do ano.