IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores chineses assinam acordo para complexo siderúrgico de US$10 bi na África do Sul

27/07/2018 12h48

JOHANESBURGO (Reuters) - Investidores chineses assinaram acordos para a construção de um complexo siderúrgico de 10 bilhões de dólares na África do Sul, durante a visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, nesta semana, e esperam iniciar a montagem da usina em 2019, afirmaram um executivo envolvido no projeto e uma autoridade local.

O presidente sul-africano, Cyril Ramphosa, afirmou em conferência com Xi na terça-feira que a China tinha se comprometido a investir 14,7 bilhões de dólares na economia do país, mas nenhum dos líderes mencionou o complexo de 10 bilhões de dólares.

A instalação está em estágio de planejamento e prevê a construção de uma usina produtora de aço inoxidável, uma fábrica de ferro-cromo e uma de silício-manganês.

O executivo envolvido no projeto, que pediu para não ser identificado, afirmou que o memorando sobre o complexo foi assinado antes que Xi e Ramaphosa fizessem os anúncios na terça-feira.

"Os investidores do projeto SEZ estavam na sala quando Ramaphosa e Xi conversaram com os jornalistas", disse o executivo.

Richard Zitha, um executivo de projeto, afirmou que o complexo está sendo liderado por estatais chinesas, mas não citou nomes.

O projeto SEZ envolve usinas com capacidade para 3 milhões de toneladas por ano de aço inoxidável, 3 milhões de toneladas de aço ferro-cromo e uma instalação de 500 mil toneladas de aço silício-manganês por ano. Essas capacidades ainda podem ser alteradas e serão estabelecidos em definitivo até o final do ano, disse o executivo.

Uma usina a carvão, uma de coque e uma outra instalação de carvão serão construídas junto com as unidades de produção de aço, segundo uma apresentação preparada para os investidores.

(Por Alexander Winning)