IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do petróleo em alta impulsiona lucro trimestral da BP

31/07/2018 10h33

Por Shadia Nasralla

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo e o aumento da produção ajudaram a BP a quadruplicar seu lucro no segundo trimestre deste ano, na comparação anual, com a petroleira finalmente deixando para trás as sequelas do vazamento da Deepwater Horizon, em 2010, e da queda das cotações da commodity nos últimos anos.

Os resultados do segundo trimestre têm sido mistos para as maiores companhias de petróleo do mundo. A Total superou as previsões e impulsionou as metas de produção, enquanto a Shell lançou um programa de recompra de ações de 25 bilhões de dólares, apesar de lucros aquém das expectativas.

Já as norte-americanas Exxon Mobil e Chevron decepcionaram Wall Street.

A BP confirmou que aumentará seu dividendo trimestral pela primeira vez em quase quatro anos, oferecendo 10,25 centavos de dólar por ação, um aumento de 2,5 por cento. Ele recomprou ações no valor de 200 milhões de dólares no primeiro semestre.

Em mais um sinal de recuperação, a BP na semana passada concordou em comprar ativos de óleo e gás de "shale" nos EUA da mineradora global BHP Billiton por 10,5 bilhões de dólares.

A produção da BP nos primeiros seis meses do ano foi de 3,662 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, incluindo a produção da russa Rosneft, na qual possui fatia de pouco menos de 20 por cento, de 3,544 milhões de boe por dia no ano anterior.

Isso ajudou a elevar o lucro de reposição, a definição da BP para lucro líquido, para 2,8 bilhões de dólares, superando as previsões de 2,7 bilhões de dólares, de acordo com uma pesquisa de analistas fornecida pela empresa.

No anterior, o lucro havia sido de 700 milhões de dólares e, no primeiro trimestre de 2018, de 2,6 bilhões.

A dívida líquida foi de 39,3 bilhões de dólares no fim de junho, contra 40 bilhões no final de março.

(Por Shadia Nasralla)