IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nordex tem perda operacional no 2° tri com pressão sobre preços em energia eólica

14/08/2018 10h54

FRANKFURT (Reuters) - A fabricante alemã de turbinas para energia eólica Nordex reportou uma perda operacional acima da esperada no segundo trimestre, em resultado impactado pela forte competição no setor que tem gerado pressão sobre os preços de equipamentos.

Assim como suas grandes rivais Siemens Gamesa e Vestas, a Nordex tem sofrido intensa pressão em suas margens conforme subsídios às renováveis são abandonados ao redor do mundo, aumentando a pressão para que fabricantes cortem custos.

O lucro antes de juros e impostos da Nordex no segundo trimestre foi de 19,4 milhões de euros (22,1 milhões de dólares), ante lucro de 32,2 milhões no mesmo período do ano anterior. Analistas, na média, esperavam uma perda operacional de 10,4 milhões de euros.

"Esses efeitos póstumos da mudança em nossa indústria ainda estão sendo sentidos na forma de intensa concorrência, com pressão sobre os preços", disse o presidente executivo da Nordex, Jose Luis Blanco, em carta aos acionistas, adicionando que 2018 e 2019 continuarão desafiadores.

O grupo confirmou suas projeções para 2018, ainda esperando que as vendas caiam para entre 2,4 bilhões de euros e 2,6 bilhões de euros, ante 3,1 bilhões de euros no ano anterior.

A margem de lucro operacional (Ebitda) deve cair para entre 4 por cento e 5 por cento, comparada a 8 por cento em 2017.

(Por Christoph Steitz)