IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Venezuela lança nova família de moeda em meio a incertezas sobre efeitos de medidas econômicas

20/08/2018 11h29

CARACAS (Reuters) - A Venezuela lançou uma nova família de notas e moedas nesta segunda-feira, em meio a incertezas sobre se as medidas anunciadas pelo presidente Nicolás Maduro vão conter ou agravar a crise econômica do país.

O chamado bolívar soberano vai substituir o bolívar forte com a remoção de cinco zeros, na segunda conversão de moedas em uma década, depois que o país não conseguiu acabar com uma paralisação do aparato produtivo e vem sofrendo recessão há cinco anos e hiperinflação desde o final de 2017.

O governo informou que, para facilitar o processo, algumas das notas antigas, como a de mil bolívares, vão coexistir com as novas moedas por um tempo, mas não deu mais detalhes.

As novas moedas ainda não estavam disponíveis nos caixas eletrônicos.

O presidente Maduro declarou esta segunda-feira como um dia não útil e os bancos pararam de funcionar desde o período da tarde do dia anterior durante algumas horas para adaptar seus sistemas à reconversão monetária.

Críticos e economistas duvidam da eficácia do conjunto de medidas anunciadas por Maduro na última sexta-feira e afirmam que nem o governo pode arcar com sua folha de pagamento de cerca de três milhões de trabalhadores com o novo salário mínimo.

O novo salário, de 1,8 mil bolívares soberanos, entrará em vigor em 1º de setembro, disse Maduro na véspera.

(Por Vivian Sequera)