IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lira ronda estabilidade depois que assessor dos EUA diz que Turquia cometeu "grande erro" sobre pastor

22/08/2018 09h00

Por Daren Butler

ISTAMBUL (Reuters) - A lira rondava a estabilidade contra o dólar nesta quarta-feira, depois que o assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a Turquia cometeu um "grande erro" ao não libertar um pastor norte-americano acusado de terrorismo.

A lira perdeu quase 37 por cento de seu valor até agora neste ano, em uma crise desencadeada por preocupações com a influência do presidente Tayyip Erdogan na política monetária do país e intensificada pela disputa com Washington.

O assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, disse à Reuters durante uma visita a Israel que Ancara "cometeu um grande erro ao não libertar o pastor (Andrew) Brunson".

O caso deve se somar às questões que influenciam a moeda turca, disse o estrategista-chefe de mercados emergentes da SEB, Per Hammarlund.

"No final, eles vão libertar Brunson, mas levará um tempo e, enquanto houver risco aos fluxos de dólares para os bancos turcos ou para a Turquia em geral, a lira estará sob pressão", disse Hammarlund.

"Eu não ficaria surpreso se virmos outro surto de volatilidade na lira e um enfraquecimento acentuado de novo".

A lira era negociada a 6,0450 por volta de 8h56 (horário de Brasília), em comparação ao fechamento de 6,0600 no dia anterior. O volume de negociação era mais fraco do que o normal e se dava provavelmente principalmente no exterior depois que os mercados turcos fecharam ao meio-dia na segunda-feira para uma semana de feriado para celebrar o festival muçulmano Eid al-Adha.