IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PT é partido preferido por 24% dos brasileiros, diz Datafolha

23/08/2018 18h12

POLITICA-PT-PREFERIDO:PT é partido preferido por 24% dos brasileiros, diz Datafolha

SÃO PAULO (Reuters) - O PT é o partido preferido por 24 por cento dos brasileiros, mostrou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, que apontou empatados na segunda colocação, com 4 por cento da preferência, o MDB e o PSDB.

Segundo o Datafolha, a preferência pelo PT subiu em relação ao último levantamento do tipo feito pelo instituto em junho, quando 19 por cento declaravam preferência pela sigla. MDB e PSDB tinham 3 por cento na pesquisa anterior.

Na nova pesquisa, PDT, PSB e PSOL tiveram 1 por cento dos votos. A maioria dos brasileiros, 52 por cento, no entanto, declarou não ter preferência partidária.

O levantamento apontou que a preferência pelo PT, que chegou a 31 por cento em 2012, é a maior desde 2014. O resultado acontece após várias lideranças importantes do partido serem atingidas pela operação Lava Jato e pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incontestavelmente a maior figura da história da legenda.

Lula, preso desde abril cumprindo pena por corrupção e lavagem de dinheiro, lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República na eleição de outubro deste ano, mas deve ficar impedido de concorrer por conta da Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de condenados por órgãos colegiados da Justiça.

O PT registrou o ex-presidente junto à Justiça Eleitoral e tem afirmado que insistirá em sua candidatura. O candidato a vice na chapa petista, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, deverá assumir a cabeça de chapa se confirmada a impugnação da candidatura de Lula.

(Por Eduardo Simões)