PT é partido preferido por 24% dos brasileiros, diz Datafolha
POLITICA-PT-PREFERIDO:PT é partido preferido por 24% dos brasileiros, diz Datafolha
SÃO PAULO (Reuters) - O PT é o partido preferido por 24 por cento dos brasileiros, mostrou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, que apontou empatados na segunda colocação, com 4 por cento da preferência, o MDB e o PSDB.
Segundo o Datafolha, a preferência pelo PT subiu em relação ao último levantamento do tipo feito pelo instituto em junho, quando 19 por cento declaravam preferência pela sigla. MDB e PSDB tinham 3 por cento na pesquisa anterior.
Na nova pesquisa, PDT, PSB e PSOL tiveram 1 por cento dos votos. A maioria dos brasileiros, 52 por cento, no entanto, declarou não ter preferência partidária.
O levantamento apontou que a preferência pelo PT, que chegou a 31 por cento em 2012, é a maior desde 2014. O resultado acontece após várias lideranças importantes do partido serem atingidas pela operação Lava Jato e pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incontestavelmente a maior figura da história da legenda.
Lula, preso desde abril cumprindo pena por corrupção e lavagem de dinheiro, lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República na eleição de outubro deste ano, mas deve ficar impedido de concorrer por conta da Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de condenados por órgãos colegiados da Justiça.
O PT registrou o ex-presidente junto à Justiça Eleitoral e tem afirmado que insistirá em sua candidatura. O candidato a vice na chapa petista, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, deverá assumir a cabeça de chapa se confirmada a impugnação da candidatura de Lula.
(Por Eduardo Simões)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.