Dívida pública da Alemanha pode ficar abaixo do teto da UE já este ano, diz ministro das Finanças
BERLIM (Reuters) - A dívida do setor público alemão pode fica abaixo to teto da União Europeia antes do final deste ano, afirmou neste domingo o ministro das Finanças do país, Olaf Scholz, depois que os números desta semana mostraram que o crescimento da economia está gerando um superávit recorde.
Ao falar no tradicional dia em que os ministérios alemães abrem suas portas ao público, Scholz afirmou que os níveis de débito alemão podem cair abaixo dos 60 por cento da produção econômica antes da meta planejada para 2019.
A queda nos níveis da dívida foram ajudadas pela robusta condição da maior economia da Europa, que cresceu 0,5 por cento no segundo bimestre, levando o superávit do setor público na primeira metade deste ano para um record de 48,1 bilhões de euros.
O crescimento do superávit levou a crescentes chamados de lobistas e outros governos para que a Alemanha aumente investimentos, levando o extremamente cauteloso Scholz a admitir que a quantidade de dinheiro abre "novas possibilidades".
(Reportagem de Markus Wacket)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.