Trégua comercial entre UE e Trump eleva confiança empresarial alemã
Por Michael Nienaber
BERLIM (Reuters) - A confiança empresarial alemã melhorou pela primeira vez este ano em agosto, quando uma trégua comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos deixou os executivos das empresas menos preocupados com uma guerra comercial transatlântica.
O instituto econômico Ifo disse nesta segunda-feira que seu índice de clima de negócios saltou para 103,8, superando a leitura de 101,7 em julho e a expectativa em pesquisa da Reuters de 101,9.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou durante uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no mês passado, em evitar a imposição de tarifas a automóveis europeus enquanto os dois lados negociam a redução de outras tarifas.
"A trégua entre Juncker e Trump está claramente proporcionando um alívio", disse o economista do Ifo Klaus Wohlrabe à Reuters, acrescentando que as expectativas de exportação na maior economia da Europa aumentaram significativamente depois de recuarem em julho.
A leitura de agosto foi a mais alta desde fevereiro e registrou a maior melhora mensal desde dezembro de 2014.
O chefe da Ifo, Clemens Fuest, também citou condições domésticas robustas. "A economia alemã está apresentando um desempenho robusto. Os números atuais apontam para um crescimento econômico de 0,5 por cento no terceiro trimestre", disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.