IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM determina que State Grid eleve oferta a minoritário da CPFL Renováveis

28/08/2018 16h17

SÃO PAULO (Reuters) - Uma superintendência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou que a chinesa State Grid deverá aumentar o preço de sua oferta pública de aquisição de ações de minoritários na CPFL Renováveis para 14,60 reais por papel, contra 13,81 reais anteriormente, informou a elétrica em comunicado nesta terça-feira.

A oferta aos minoritários é obrigatória depois de a State Grid, maior elétrica do mundo, ter comprado a CPFL Energia, controladora da CPFL Renováveis, mas acionistas minoritários têm questionado os valores oferecidos em uma longa discussão junto ao órgão regulador do mercado.

De acordo com o comunicado da CPFL Renováveis, a CVM decidiu que a Demonstração Justificada de Preço (DJP) da State Grid no âmbito da oferta "deve ser ajustada" para utilizar dados de Ebitda da CPFL Energia (orçamento 2016-2020) consolidados de acordo com o padrão contábil IFRS, o que levaria ao novo valor.

A oferta original da State Grid aos minoritários envolveria 12,20 reais por ação, mas posteriormente uma decisão da área técnica da CVM chegou a propor um preço mínimo de 16,69 reais..

Em junho, a State Grid apresentou uma nova demonstração justificada de preço, que levou a um valor de 13,81 reais por papel.

Após a mais recente decisão da superintendência CVM, a CPFL Renováveis disse em comunicado que voltará a divulgar a seus acionistas e ao mercado em geral "quaisquer desdobramentos relevantes que lhe sejam informados acerca do assunto".

A CPFL Renováveis opera parques eólicos, usinas à biomassa e pequenas hidrelétricas, além de uma usina solar, em um total de cerca de 2,1 gigawatts em capacidade instalada.

Entre os acionistas minoritários da empresa estão o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), a gestora de recursos Pátria, os bancos BTG Pactual e Bradesco BBI e os fundos FIP Arrow e FIP Brasil Energia, entre outros.

(Por José Roberto Gomes)