IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú Unibanco e PayPal fazem parceria em comércio eletrônico

29/08/2018 11h41

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco e a plataforma de pagamentos PayPal anunciaram nesta quarta-feira uma parceria no comércio eletrônico que prevê o compartilhamento de informações de clientes, o que pode elevar o percentual de aprovações de compras e reduzir fraudes.

A parceria, não exclusiva, tem meta de atrair cerca de 1 milhão de clientes nos próximos dois anos, disse a presidente do PayPal Brasil, Paula Paschoal. O acordo envolve também a preferência para uso da Rede, credenciadora do Itaú, no processamento das compras.

"O objetivo da parceria é ampliar a eficiência no uso das informações", disse a jornalistas o diretor da área de cartões do Itaú Unibanco, Marcelo Kopel.

O movimento acontece num cenário em que as compras pelo ecommerce vem há anos crescendo acima do ritmo do comércio tradicional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor cresceu 12 por cento em 2017 e deve avançar outros 15 por cento neste ano, enquanto o varejo nacional como um todo tem crescido um dígito nos últimos anos.

Mas as tentativas de fraudes mais frequentes no ambiente virtual em geral provoca um total de negativas muito superior. Enquanto nos meios físicos as aprovações de pagamentos com cartões é sempre próxima de 100 por cento, no ecommerce os emissores chegam a rejeitar até uma em cada quatro transações.

Ao compartilhar mais dados de seus clientes de cartões do Itaú Unibanco com a PayPal, os parceiros avaliam que o percentual deve crescer fortemente, embora os executivos tenham evitado mencionar números.

"Nossas simulações apontam para um aumento sensível do volume de aprovações", disse a diretora-geral do PayPal no Brasil, Paula Paschoal.

Cerca de 350 mil estabelecimentos no país aceitam receber pagamentos por meio da PayPal, cuja plataforma tem mecanismos de segurança mais desenvolvidos. No Brasil, cerca de 3,8 milhões de pessoas pagam compras online por meio da plataforma.

Segundo Kopel, o modelo compartilhado estará disponível até o quarto trimestre. Antes de entrar em vigor, o banco consultará seus clientes sobre se aceitam que parte de seus dados sejam compartilhados com o PayPal.

Outro objetivo do Itaú Unibanco com a parceria é elevar a fatia de mercado de seu braço de adquirência, a Rede, no comércio eletrônico. Enquanto nos pagamentos presenciais, a credenciadora tem 32,5 por cento do mercado, no ecommerce sua participação é menor, embora o banco não tenha dito qual.

Segundo Marcos Magalhães, presidente da Rede, uma série de iniciativas desenvolvidas nos últimos meses já fez com que a participação no comércio eletrônico tenha crescido cinco pontos percentuais no primeiro semestre ante mesma etapa de 2017.

A métrica usa dados combinados do comércio eletrônico, de marketplaces e das compras de passagens aéreas.

"Nossa meta é que, já no final deste ano, nossa participação no ecommerce seja similar à fatia que temos no comércio tradicional", disse Magalhães.