Samarco inicia na próxima semana obras para novo sistema de rejeito de minério
SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Samarco inicia na próxima semana as obras de preparação da Cava Alegria Sul, no Complexo de Germano, situado em Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, informou a empresa em nota à imprensa nesta sexta-feira, no que seria um passo no processo para a companhia voltar a operar no futuro.
Essas obras permitirão que a Samarco implemente um novo sistema de disposição de rejeitos, uma alternativa a barragens como a que se rompeu em Mariana há três anos, causando um desastre social e ambiental.
Em dezembro de 2017, o Conselho de Política Ambiental do governo de Minas Gerais concedeu as licenças prévia (LP) e de instalação (LI) para o sistema de deposição de rejeitos, algo chave para que a companhia volte a operar.
A retomada das operações da Samarco, paralisada desde o final de 2015 após o desastre que matou 19 pessoas e poluiu o Rio Doce, depende de outras autorizações, tais como a licença de operação, inclusive do complexo minerário de Germano.
A cava é a estrutura resultante do processo de lavra. Por possuir uma formação rochosa e estável, permite a contenção segura do rejeito nela depositado, disse a Samarco.
A previsão da Samarco, uma joint venture da Vale com a BHP Billiton, é de que as intervenções na cava durem cerca de dez meses, atingindo, no pico das obras, cerca de 750 empregados diretos e indiretos.
Em agosto, um representante da BHP disse ver pouca probabilidade de a mineradora retomar as operações no próximo ano, embora espere obter todas licenças exigidas.
(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Marta Nogueira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.