IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado mundial de petróleo está "adequadamente suprido por enquanto", diz AIE

12/10/2018 14h40

Por Christopher Johnson

LONDRES (Reuters) - Os mercados de petróleo parecem "adequadamente supridos por enquanto" depois de um grande aumento de produção nos últimos seis meses, mas a indústria está sob pressão, disse a Agência Internacional de Energia (AIE)nesta sexta-feira.

    A AIE disse em seu relatório mensal que a capacidade mundial de produção de petróleo foi reduzida a 2 por cento da demanda global, com novas prováveis quedas.

    "Essa tensão pode estar conosco por algum tempo e provavelmente será acompanhada por preços mais altos, por mais que nos arrependamos deles e do seu potencial impacto negativo na economia global", disse a organização com sede em Paris.

    Membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros exportadores, como a Rússia, concordaram em junho em aumentar a produção, já que o mercado parecia cada vez mais apertado.

    O preço do petróleo bruto Brent de referência global subiu de cerca de 45 dólares por barril em junho de 2017 e chegou a 85 dólares este mês em apostas altistas de especuladores. [O/R]

    "O declínio pode se aprofundar significativamente antes das sanções dos EUA - e, posteriormente, à medida que as cargas finais forem entregues", disse a AIE, que assessora importantes consumidores de petróleo na política energética.