IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fábricas em polo produtor de aço na China aumentam produção apesar de restrições

18/10/2018 15h30

Por Muyu Xu e Manolo Serapio Jr

PEQUIM/MANILA (Reuters) - Fabricantes de aço em Tangshan, a maior cidade produtora do metal na China, estão aumentando a produção à medida que autoridades locais não conseguiram repassar ordens precisas sobre os limites de oferta, apesar de as restrições de poluição de inverno na cidade terem entrado em vigor há duas semanas.

O crescimento da produção significa que muitas fábricas e siderúrgicas estão emitindo mais poluentes, e a falta de orientação de Tangshan mostra que a abordagem mais sutil do governo central chinês sobre os limites da poluição não está funcionando como o esperado.

No dia 27 de setembro, o Ministério do Meio Ambiente e da Ecologia da China divulgou novos planos anti-poluição de inverno que permitiu que as províncias e as cidades definissem as suas próprias restrições de produção industrial como uma maneira de limitar a poluição, se distanciando dos cortes pedidos no ano passado.

Tangshan finalizou seu próprio plano de inverno em 19 de setembro, que classificaria as empresas entre quatro categorias com base nos níveis de emissão, e as companhias teriam que cortar a produção entre 30 e 70 por cento, dependendo da sua categoria. O plano fica em vigor entre 1º de outubro e 31 de março de 2019.

Entretanto, Tangshan não divulgou uma lista das empresas selecionadas, de acordo com múltiplas fontes com conhecimento do assunto, de forma que ninguém sabe os cortes de produção esperados. Pelo menos duas siderúrgicas da cidade disseram que continuam operando normalmente desde o começo do mês.

(Por Muyu Xu e Manolo Serapio Jr.)