IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bilionário africano volta para casa após ser solto por sequestradores -- polícia

20/10/2018 11h38

Por Nuzulack Dausen e Omar Mohammed

DAR ES SALAAM/NAIRÓBI (Reuters) - O bilionário mais jovem da África, sequestrado há uma semana na rua em frente a um hotel de luxo na Tanzânia, voltou para casa ileso após ser libertado por seus sequestradores, informou a polícia neste sábado.

Mohammed Dewji, 43 anos, CEO do conglomerado familiar do Grupo METL, foi capturado quando chegava para um treino matinal na capital comercial da Tanzânia, Dar es Salaam, na semana passada. A Forbes estima seu patrimônio líquido em 1,5 bilhão de dólares, tornando-o o 17º homem mais rico da África e o bilionário mais jovem.

Lazaro Mambosasa, comandante da polícia de Dar es Salaam, disse à Reuters que Dewji foi abandonado por seus sequestradores na área de Gymkhana, às 2:30 da manhã, horário local.

Dewji foi mantido em uma casa em uma área onde a polícia estava prestes a realizar uma busca de porta em porta, disse ele.

"Ele tinha as pernas e mãos amarrados e o rosto tampado, portanto, não podia ver. Ele não pôde identificar os sequestradores durante todo o período de cativeiro", disse Mambosasa. Ele tinha apenas hematomas nas mãos e pés onde estavam amarrados.

"Ele nos disse que eles o trataram muito bem e lhe deram comida", acrescentou.

A família de Dewji ofereceu uma recompensa de 1 bilhão de xelins na Tanzânia (440 mil dólares) por informações que levaram à sua libertação, embora não tenha ficado claro o quanto os sequestradores exigiram.