IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China é parceira comercial vital do Brasil, diz Onyx

22/10/2018 19h27

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), já indicado como ministro da Casa Civil num eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL), disse nesta segunda-feira que o Brasil pretende manter boas relações comerciais com a China e ressaltou que os chineses são parceiros vitais para o país.

A China já foi alvo de críticas de Bolsonaro, sobre investimentos daquele país em empresas consideradas estratégicas no Brasil. O presidenciável também disse no fim de semana que é um admirador do presidente norte-americano, Donald Trump, que este ano declarou guerra comercial aos chineses com aumento de tarifas para produtos importados do país asiático.

“Já fui procurado por dois embaixadores chineses e depois da eleição vamos conversar com os chineses que compram muito no Brasil e são investidores importantes”, disse Onyx a jornalistas, no Rio de Janeiro.

“A gente tem que comercializar com o mundo, e o que importa é gerar emprego e renda. A China é evidente que é um parceiro comercial vital e basta dar uma olhadinha nas contas brasileiras que a gente reconhece isso”, acrescentou o deputado.

Onyx participou de um encontro de empresários dos mais diversos setores da economia com Bolsonaro.

Na saída, o deputado gaúcho destacou que um dos principais vetores do governo de Bolsonaro para fazer o Brasil crescer é zerar o déficit fiscal em até dois anos. Em 2019, o país caminha para o sexto ano seguido de gastos maiores que as despesas.

“Esse é o desafio do Paulo Guedes e ele tem dito que num espaços dos dois primeiros anos tem condições de reequilibrar o país fiscalmente", disse.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)