IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moscovici, da UE, diz não querer crise com a Itália, mas espera resposta sobre orçamento

22/10/2018 10h08

PARIS (Reuters) - A Comissão Europeia não quer nenhuma crise com a Itália sobre seus planos orçamentários, mas espera respostas para suas preocupações, disse o comissário de Assuntos Econômicos da Europa, Pierre Moscovici, nesta segunda-feira.

Uma fonte do governo italiano disse que Roma espera que o Executivo da UE dê o passo sem precedentes de pedir a revisão do plano orçamentário de 2019 do país, que inclui a elevação do déficit para 2,4 por cento do PIB, de 1,8 por cento em 2018.

"A Comissão Europeia não quer uma crise entre Bruxelas e Roma", disse Moscovici à rádio France Inter. "Meu estado de espírito é o do diálogo construtivo."

O vice-primeiro-ministro da Itália, Luigi Di Maio, disse nesta segunda-feira que o governo italiano está pronto para discutir suas metas orçamentárias com as autoridades da União Europeia.

Moscovici disse que a Comissão Europeia se reunirá na terça-feira, acrescentando que ele não pode dizer quando tomará uma decisão.

"Quando você é um membro da UE e um membro da moeda única, da zona do euro, deve respeitar uma série de regras conjuntas", disse Moscovici, reafirmando as preocupações expressas pelo Executivo da UE nas últimas semanas sobre os planos orçamentários da Itália. O déficit estrutural da Itália é alto demais", disse ele.

(Por Ingrid Melander)