IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Anglo American reporta alta de 1% na produção no 3º trimestre

23/10/2018 13h00

LONDRES (Reuters) - A Anglo American informou nesta terça-feira volumes menores de diamantes, carvão metalúrgico e minério de ferro no terceiro trimestre, ligados a interrupções, mas sua produção total subiu 1 por cento no período, impulsionada por alta de 17 por cento na produção de cobre.

Outras grandes mineradoras --BHP e Rio Tinto-- sinalizaram neste mês menor produção em cobre, em meio a expectativas de maior demanda com o aumento da eletrificação.

A Anglo American disse que sua produção de cobre foi ajudada por um aumento geral na produtividade, já que cada funcionário foi 5 por cento mais produtivo neste ano do que em 2017.

"Mantemos disciplina implacável em custos controláveis. O forte desempenho operacional em nossos ativos de cobre gerou um aumento de 17 por cento na produção", disse Mark Cutifani em um comunicado.

O carvão térmico também subiu 13 por cento, enquanto o carvão metalúrgico, usado na produção de aço, caiu 3 por cento.

As quedas na produção de carvão metalúrgico, assim como o minério de ferro (baixa de 9 por cento), e os diamantes (5 por cento menor) foram resultado de uma queda esperada na qualidade do minério, manutenção planejada e modernização do trabalho, disse a empresa.

Os resultados descontaram o impacto das interrupções contínuas no projeto de minério de ferro Minas-Rio no Brasil, que foi interrompido desde vazamentos em março.

Espera-se que a obra seja concluída no quarto trimestre e depois que as operações sejam reiniciadas, sujeitas à liberação por autoridades brasileiras.

(Por Barbara Lewis)