Empresas da zona do euro perdem força em outubro, mostra PMI
Por Jonathan Cable
LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro perdeu muito mais força do que o esperado ao entrar no último trimestre de 2018, pressionado pelo enfraquecimento das encomendas, o que afetou a confiança, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.
A desaceleração acontece em meio à intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a disputa sobre a dívida na Itália e a perspectiva de aperto das condições financeiras.
"Existe uma ampla gama de fatores que estão prejudicando a demanda. As guerras comerciais e tarifas são as preocupações mais citadas", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit, que compila a pesquisa.
O PMI Composto preliminar do IHS Markit caiu para mínima de 25 meses de 52,7 ante 54,1 em setembro, bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters 53,9. A previsão mais baixa era de 53,2. Qualquer coisa acima de 50 na pesquisa indica crescimento.
Sugerindo que as empresas não esperam recuperação em breve, o índice de produção futura, que avalia o otimismo, caiu de 62,1 para a mínima em quase quatro anos de 59,4.
A indústria teve resultado similar com o PMI do setor caindo para 52,1 de 53,2 e expectativa de 53,0, uma vez que as encomendas contraíram pela primeira vez desde o final de 2014.
Para o setor de serviços, o cenário foi parecido, com o PMI recuando para a mínima de dois anos de 53,3 ante 54,7 em setembro e projeção de 54,5.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.