IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Norsk Hydro supera previsões, mas perspectiva para Alunorte ainda é incerta

24/10/2018 08h08

OSLO (Reuters) - O lucro da norueguesa Norsk Hydro no terceiro trimestre superou as previsões nesta quarta-feira em meio a um aumento dos preços dos metais, mas a empresa produtora de alumínio ainda está no escuro sobre quando a sua principal usina de alumina poderá retornar à produção total.

A empresa obteve permissões das autoridades brasileiras no início deste mês para reiniciar as operações com metade da capacidade em sua refinaria de alumina Alunorte, a maior do mundo.

A retomada foi a mais recente reviravolta em uma disputa ambiental de meses com as autoridades brasileiras, depois que a fabricante de metais admitiu ter feito emissões não autorizadas de água não tratada durante chuvas severas em fevereiro.

"O mercado de alumínio está apertando, e esperamos que o mercado primário global de 2018 seja deficitário", disse o presidente-executivo da companhia, Svein Richard Brandtzaeg, em comunicado.

"Continuamos o diálogo com as autoridades com o objetivo de retomar a produção plena na Alunorte, mas o momento permanece incerto", acrescentou.

O lucro da empresa antes de juros e impostos (Ebit) ficou em 2,68 bilhões de coroas, contra 1,8 bilhão de coroas esperadas em uma pesquisa da Reuters e acima de 2,4 bilhões de coroas no mesmo período do ano anterior.

(Por Terje Solsvik)