IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lojas Renner está confiante para 2019, independente de desfecho eleitoral, diz CEO

26/10/2018 16h28

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A Lojas Renner está confiante para 2019, independente do resultado da eleição presidencial, e manterá a estratégia de proteger os resultados do impacto de oscilações cambiais, afirmaram nesta sexta-feira executivos da varejista de moda.

"Independentemente da solução A ou B, certamente não vamos ter recessão, vamos ter crescimento", disse o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló, em teleconferência com analistas sobre o balanço do terceiro trimestre.

Na véspera, a companhia divulgou lucro líquido de 194,2 milhões de reais de julho a setembro, alta de 38,4 por cento ante um ano atrás, destacando expansão de receitas e controle de despesas, além das expectativas de um "bom Natal".

Sem citar nomes, Galló referiu-se à "solução A" como mais favorável ao mercado. "Vai proporcionar clima para mais investimentos e confiança, potencializando todas as oportunidades de crescimento", comentou o executivo.

"E a solução B, embora não seja o que o mercado quer, não vai ser o fim do mundo", acrescentou Galló, destacando que o diferencial para o sucesso dos negócios nos próximos anos será a proposta de valor da empresa e seu potencial competitivo.

Para o quarto trimestre, a expectativa é positiva para margem bruta, apesar do efeito cambial, disse o diretor financeiro e de relações com investidores, Laurence Gomes.

"Avançamos na proteção das nossas margens, porque entendemos que ainda há incertezas não só no mercado local com a transição de governo, mas também no internacional", explicou.

Gomes também espera normalização dos resultados de produtos financeiros no quarto trimestre, com ganhos de eficiência diante da digitalização de 100 por cento dos processos compensando os desafios para aumentar a participação de cartões nas vendas.

De julho a setembro, o resultado de produtos financeiros encolheu 11,5 por cento na comparação anual, para 86,6 milhões de reais, diante da cautela do consumidor para parcelar compras.

Sobre a abertura de lojas, Galló reiterou a meta de atingir 450 até 2021, com entrada em cidades menores. Só na marca Renner, o grupo deve fechar 2018 com abertura líquida de 20 lojas, e o adiamento de algumas inaugurações para 2019.

A Lojas Renner ainda planeja abrir duas novas lojas no Uruguai até o fim do ano, já que a operação vem superando as expectativas e as coleções têm sido bem aceitas.

Os executivos disseram ainda que a maior parte do investimento em ecommerce já foi feito e a companhia deve se concentrar na integração dos canais físicos e online.

O serviço "click and collect" para retirada na loja de mercadorias compradas no site já foi implementado em 100 por cento da marca Renner. A empresa já disponibiliza entrega no mesmo dia no Rio de Janeiro e até o dia seguinte em São Paulo.

Às 14:34, a ação da Lojas Renner subia 2,3 por cento, enquanto o Ibovespa avançava 1,04 por cento. Em 2018, os papéis da varejista acumulam alta de cerca de 5 por cento.

(Por Gabriela Mello; edição de Aluísio Alves)