IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P corta rating da Odebrecht para CC após empresa perder prazo para pagar juros

26/10/2018 17h49

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco S&P rebaixou nesta sexta-feira o rating global de crédito da Odebrecht Engenharia e Construção, de CCC para CC, após a empresa adotar um período de carência de 30 dias relativo para pagar juros de uma dívida de 550 milhões de dólares, que deveriam ter sido pagos na véspera.

Além do corte da nota, a S&P colocou o rating em observação negativa, o que indica possibilidade de nova redução do rating.

"O rebaixamento indica nossa visão de uma maior probabilidade e incentivos para uma reestruturação da dívida no curto prazo ou um default de facto", afirmou a S&P. "Isso se deve à geração de caixa ainda fraca e à menor flexibilidade financeira do grupo Odebrecht."

A S&P calcula que a posição de caixa da empreiteira está em torno de 400 milhões a 500 milhões de dólares, além de cerca de 150 milhões de dólares em Ebitda neste ano, o que seria bastante para cobrir a dívida de curto prazo e obrigações operacionais.

Mas "devido às condições de negócios ainda desafiadoras e ao consumo contínuo de caixa, acreditamos que existe maior risco de reestruturação da dívida a fim de casar toda a estrutura de capital com a geração de fluxo de caixa", conclui a agência.

Mais cedo nesta sexta-feira, outra classificadora de risco, a Fitch, havia cortado a nota da Odebrecht, de CC para C.

Em maio, o conglomerado Odebrecht, dono da construtora, recebeu um novo empréstimo de 2,6 bilhões de reais de bancos, para tentar se reerguer dos efeitos de um escândalo de corrupção. O aporte foi acertado no último dia de uma carência de 30 dias, após a Odebrecht ter perdido o prazo inicial para pagar uma dívida de 500 milhões de reais.

Parte dos recursos seriam usados para pagar bônus emitidos pela empreiteira.

(Por Aluísio Alves)