IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Total tem lucro maior no 3º tri, eleva meta de produção para 2018

26/10/2018 10h02

Por Bate Felix

PARIS (Reuters) - A petroleira francesa Total elevou sua meta de crescimento da produção em 2018, depois que uma produção recorde e altos preços do petróleo durante o terceiro trimestre permitiram que a empresa registrasse seu maior lucro líquido em um trimestre desde 2012.

"O lucro líquido ajustado do terceiro trimestre da Total aumentou 48 por cento em relação ao ano passado, para 4 bilhões de dólares, enquanto os preços do petróleo aumentaram 44 por cento, para 75 dólares por barril, sustentados pelas tensões de oferta e pelo contexto geopolítico", disse em comunicado o presidente da Total, Patrick Pouyanne.

O lucro líquido ficou acima de uma previsão média de analistas, de 3,75 bilhões de dólares.

A produção da Total aumentou 8,6 por cento no trimestre, para 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia (mboe/d), uma nova produção recorde em um trimestre, puxada pelo início de produção no projeto Kaombo, em Angola, e o ramp-up de projetos como o de Yamal LNG, na Rússia.

Analistas esperavam uma produção de petróleo e gás no terceiro trimestre de 2,7 mboe/d.

O lançamento de outros planos, como o projeto Ichthys, de gás natural liquefeito (GNL), na Austrália, e o aumento da produção de Moho Nord, no Congo, e Fort Hills, no Canadá, permitiram que a Total aumentasse sua meta de expansão da produção para 8 por cento em 2018, de 7 por cento anteriormente.

(Por Bate Felix)