IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBM vai comprar empresa de software Red Hat por US$34 bi

29/10/2018 08h44

Por Liana B. Baker e Greg Roumeliotis

(Reuters) - A IBM vai comprar a empresa norte-americana de software Red Hat por 34 bilhões de dólares, incluindo dívida, conforme a IBM busca diversificar seus negócios de tecnologia de hardware e consultoria para outros produtos e serviços de maior margem.

A transação, anunciada no domingo, é, de longe, a maior aquisição da IBM. A aquisição ressalta os esforços da presidente-executiva da IBM, Ginni Rometty, para expandir as ofertas de software por assinatura da empresa, enquanto enfrenta a desaceleração nas vendas de software e a redução da demanda por servidores de processamento de dados.

A IBM, que tem uma capitalização de mercado de 114 bilhões de dólares, pagará 190 dólares por ação em dinheiro pela Red Hat, um prêmio de 63 por cento em relação ao preço de fechamento da ação de sexta-feira.

Fundada em 1993, a Red Hat é especializada em sistemas operacionais Linux, o mais popular tipo de software de código aberto que foi desenvolvido como uma alternativa ao software de propriedade da Microsoft. A empresa cobra taxas de seus clientes corporativos por recursos personalizados, manutenção e suporte técnico, oferecendo à IBM uma fonte lucrativa de receita de assinatura.

A Red Hat é uma das poucas empresas do setor de computação em nuvem que tem tanto crescimento de receita e como fluxo de caixa livre, disse Rometty, em entrevista à Reuters. "Esta aquisição está claramente fazendo sinergias de crescimento. Não se trata de sinergias de custo", disse o executivo.

A aquisição ilustra como as empresas de tecnologia mais antigas estão se voltando para a negociação para ganhar escala e combater a concorrência, especialmente na computação em nuvem, onde os clientes que usam software corporativo buscam economizar dinheiro consolidando seus relacionamentos com fornecedores.

A IBM espera que o acordo a ajude a concorrer com Amazon, Alphabet e Microsoft no negócio de nuvem que cresce rapidamente. As ações da IBM perderam quase um terço de seu valor nos últimos cinco anos, enquanto as ações da Red Hat subiram 170 por cento no mesmo período.

(Por Liana B. Baker e Greg Roumeliotis)