IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento da economia da França se recupera no 3º tri, mas lentamente

30/10/2018 07h04

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - O crescimento econômico da França acelerou menos do que o esperado no terceiro trimestre apesar da recuperação nos gastos do consumidor, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.

A segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,4 por cento nos três meses até setembro, ante 0,2 por cento no trimestre anterior, informou a agência de estatísticas INSEE em sua primeira estimativa para o período.

"O resultado de hoje marca o retorno de onde o crescimento do PIB da França deveria estar nesse momento do ciclo empresarial --acima do potencial-- e, com isso, deve marcar o fim da performance baixa em relação à zona do euro", disse o economista do Barclays François Cabau em nota.

Entretanto, a leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de crescimento de 0,5 por cento, bem como da própria previsão da INSEE de 0,5 por cento.

Economistas disseram que o resultado significa que a economia precisará crescerá cerca de 0,8 por cento no último trimestre para alcançar a taxa de 1,7 por cento que o governo prevê para o ano.