IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GE corta dividendo e divide unidade deficitária de energia

30/10/2018 10h25

Por Alwyn Scott e Rachit Vats

(Reuters) - A General Electric cortou o dividendo trimestral para apenas 1 centavo de dólar por ação e anunciou que vai dividir os negócios de energia elétrica em duas unidades, nas primeiras medidas tomadas pelo recém empossado presidente-executivo Larry Culp para recuperar o conglomerado norte-americano.

A GE fez uma cara aposta em combustíveis fósseis por meio de uma cara aquisição em 2015 e ainda está trabalhando para reduzir dívida e recuperar o preço de suas ações. O faturamento e o lucro do grupo caíram ao longo dos últimos anos e o conglomerado fundado há 126 anos, que já foi a empresa mais valiosa dos Estados Unidos, focou esforços em motores para aeronaves, turbinas para usinas de energia e em equipamentos para energia renovável.

A GE publicou nesta terça-feira prejuízo de 22,8 bilhões de dólares para o terceiro trimestre, impactada em grande parte por uma baixa contábil no valor dos negócios de energia elétrica. A divisão também teve prejuízo de 631 milhões de dólares no trimestre.

No todo, a GE teve prejuízo de 2,63 dólares por ação ante um lucro de 0,16 dólar no mesmo período do ano passado. Em termos ajustados, a empresa teve lucro de 0,14 dólar por ação ante 0,21 um ano atrás. Analistas esperavam resultado ajustado positivo de 0,20 dólar por papel, segundo dados da Refinitiv.

"Minha prioridade nos meus primeiros 100 dias é posicionar nossos negócios para vencer, começando por energia elétrica, e acelerar a redução de dívida", disse Culp em comunicado.

O grupo anunciou que vai separar os negócios de turbinas a gás e serviços de outras partes da unidades.

A GE escolheu Culp para suceder John Flannery em 1 de outubro, o dia que a GE revelou uma baixa contábil bilionária na divisão de energia. Flannery ficou no posto por apenas 14 meses.

(Por Alwyn Scott em Nova York, e Rachit Vats, em Bangalore, Índia)