IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP suspende operações ferroviárias após incidente com trem desgovernado na Austrália

05/11/2018 12h16Atualizada em 06/11/2018 13h46

Por Melanie Burton

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora BHP Billiton informou nesta segunda-feira que suspendeu todas as suas operações ferroviárias em Western Australia, depois que um trem rodou em alta velocidade por quase 100 quilômetros antes de ser descarrilado propositalmente.

Ninguém ficou ferido e o trem, carregado com minério de ferro, estava viajando em uma área remota. No entanto, as operações serão suspensas enquanto uma investigação estiver em andamento, afirmou uma porta-voz da BHP, a maior mineradora do mundo.

Um jornal australiano havia informado anteriormente que a BHP havia suspendido operações ferroviárias na região após o incidente.

O trem, que funcionava na linha particular de Mount Newman da BHP, disparou enquanto o maquinista, a única pessoa no trem, havia temporariamente saído da locomotiva para inspecionar um problema.

O trem moveu-se por 92 quilômetros a cerca de 100 quilômetros por hora, segundo cálculos da Reuters.

O acidente deve levantar preocupações de segurança sobre os planos das mineradoras de trazerem trens sem maquinista para o centro de minério de ferro da Austrália. A concorrente Rio Tinto, fez sua primeira entrega de minério de ferro de trem autônomo em julho.

(Reportagem de Melanie Burton)