IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eurogrupo está preocupado com o orçamento da Itália e aguarda movimento da Comissão

19/11/2018 11h36

BRUXELAS (Reuters) - Os ministros das Finanças da zona do euro continuam preocupados com a disputa orçamentária entre a Itália e a Comissão Europeia e aguardam o próximo movimento do braço executivo da UE nesta semana antes de aumentar formalmente sua pressão sobre Roma, disseram autoridades nesta segunda-feira.

Os ministros estão em Bruxelas para uma reunião extraordinária sobre a reforma da zona do euro e os planos fiscais da Itália não estão na agenda, mas o ministro das Finanças da Holanda, Wopke Hoekstra, expressou suas preocupações ao participar das negociações do Eurogrupo.

"Estamos todos preocupados com a situação existente. Claramente, essa é uma questão que não envolve apenas a Itália, mas todos nós", disse Hoekstra a repórteres. "É imperativo que a Comissão faça o que é do interesse de todos os diferentes países europeus."

A Itália está em desacordo com a Comissão e muitos outros governos da zona do euro sobre o orçamento expansionista de 2019, que Bruxelas rejeitou, dizendo que não consegue reduzir a dívida no país altamente endividado, conforme exigido pelas regras da União Europeia.

Bruxelas deverá aprovar um relatório sobre a dívida da Itália na quarta-feira, disseram autoridades da UE à Reuters na semana passada, um possível primeiro passo de um processo disciplinar que pode eventualmente levar a multas e ao congelamento de fundos da UE para Roma;

Em Roma, o vice-primeiro ministro Matteo Salvini disse que qualquer sanção orçamentária contra a Itália seria "pouco generosa". A Itália não quis desrespeitar a UE, mas queria mudar algumas regras que prejudicam os cidadãos da UE, incluindo os seus, acrescentou.

Na Itália, "estamos certamente acompanhando de perto todos os desenvolvimentos", disse o chefe do Eurogrupo Mario Centeno, acrescentando que os ministros das Finanças aguardam a decisão da Comissão nesta semana antes de considerar o próximo passo.