Exportações mais fracas provocam contração do PIB da Alemanha no 3º tri, diz agência de estatísticas
BERLIM (Reuters) - Exportações mais fracas foram o principal motivo por trás da primeira contração trimestral da economia da Alemanha desde 2015, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, confirmando a leitura preliminar de queda de 0,2 por cento no terceiro trimestre.
A Agência Federal de Estatísticas informou que as exportações recuaram 0,9 por cento no trimestre enquanto as importações aumentaram 1,3 por cento, o que resultou em uma dedução do comércio de 1 ponto percentual do crescimento.
"O crescimento econômico alemão estagnou", disse a agência de estatísticas. "O leve declínio no Produto Interno Bruto em comparação com o trimestre anterior deveu-se principalmente aos acontecimentos de comércio exterior."
Os dados domésticos forneceram sinais mistos, com os investimentos em maquinário pesado, equipamentos e veículos subindo 0,8 por cento sobre o ano anterior, além de uma alta de 0,9 por cento em construção.
Ao mesmo tempo, o consumo privado recuou 0,3 ponto percentual, devido principalmente à queda nas compras de novos carros, mostraram os dados.
Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a economia cresceu 1,1 por cento no terceiro trimestre, segundo dados ajustados ao calendário.
(Reportagem de Andrea Shalal e Rene Wagner)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.