IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Egito vê apetite de empresas dos EUA por leilões de áreas de petróleo

24/11/2018 15h50

Por Davide Barbuscia

ROMA (Reuters) - O Egito vê cada vez mais interesse das empresas de energia dos EUA no desenvolvimento de seus recursos de petróleo e gás natural no mar, e espera que as companhias participem de duas rodadas de licitação antes do final do ano, disse o ministro do Petróleo, Tarek El Molla.

O Egito emergiu como um destino atraente para as empresas estrangeiras de energia após uma série de grandes descobertas nos últimos anos, incluindo o gigante campo offshore de Zohr, que detém cerca de 30 trilhões de pés cúbicos de gás.

Molla disse que o Egito quer se tornar um centro regional de comércio de gás agora que atingiu sua meta de autossuficiência, mas se concentrará em cumprir seus compromissos existentes --incluindo um contrato para fornecer à Jordânia--, agora que as exportações foram retomadas.

Embora não quisesse nomear possíveis licitantes, Molla disse que havia "um aumento no apetite de diferentes empresas americanas e veremos isso de maneira prática quando do fechamento das rodadas de licitação e apresentação de ofertas".

"Esta será a prova de que eles estão interessados", disse ele em entrevista à Reuters.

Molla, que se reuniu na semana passada com o subsecretário de Estado dos Recursos Energéticos dos EUA, Francis Fannon, no Cairo, disse que a licitação para exploração e exploração de gás e petróleo em blocos offshore no Mediterrâneo deve fechar em 29 de novembro.

Uma segunda rodada de licitações para áreas de concessão no Mar Vermelho está programada para antes do final do ano, acrescentou.

Autoridades e fontes do setor disseram no ano passado que a Exxon Mobil estava considerando uma incursão no petróleo e gás offshore egípcio, buscando replicar o sucesso dos rivais no país e aumentar suas reservas.