Futuros do aço caem com força na China, minério e carvão recuam
Por Manolo Serapio Jr
MANILA (Reuters) - Os contratos futuros do aço na China caíram mais de 5 por cento nesta segunda-feira, com a persistente preocupação sobre a demanda enfraquecida empurrando o setor para um mercado baixista, gerando vendas generalizadas entre matérias-primas como minério de ferro e carvão.
O contrato do vergalhão de aço mais negociado na Bolsa de Futuros de Xangai chegou a cair para 3.496 iuanes (504 dólares) por tonelada, o menor nível desde 26 de junho e 21 por cento abaixo desde o pico de 4.418 iuanes em agosto.
O vencimento encerrou a sessão em queda de 3,8 por cento, a 3.553 iuanes.
Com os preços do aço caindo, "a venda de pânico é inevitável", disse Richard Lu, analista da consultoria CRU, em Pequim.
Enquanto a China corta produção para reduzir emissão de poluentes no ar durante o inverno (no Hemisfério Norte), o suprimento de aço no maior produtor e consumidor mundial do material tem aumentado. Com o frio retardando a atividade no setor de construção, a demanda segue mais fraca pela liga segue mais fraca.
O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Dalian, para janeiro, caiu cerca de 6 por cento, o seu limite de baixa intradia, para 477,50 iuanes por tonelada, o menor valor desde 30 de agosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.